Muito mais do que toneladas de reciclável: uma infinidade de pessoas e ideias

17 de maio de 2024

Um rapaz reciclando

Reciclagem. Quando falamos essa palavra, de imediato pensamos em garrafas plásticas, latinhas ou pilhas de papel em uma prensa, não é mesmo? Pois hoje, no Dia Mundial da Reciclagem, a gente veio te lembrar o ponto mais importante de todo o processo: as pessoas. Como existiria a reciclagem sem as pessoas que nela e por ela trabalham, já pensou nisso?

A reciclagem abriga uma série de pessoas em diferentes fases do processo: quem separa em casa, quem recolhe, quem armazena, quem categoriza, quem comercializa, quem transforma. São as pessoas que fazem a reciclagem acontecer, sem elas, sem nós, nada acontece. É por isso que, quando pensamos em novas políticas de gestão de resíduos sólidos ou de qualquer outro processo como esse, precisamos ouvir e estar com as pessoas.

Um exemplo de como isso pode ser feito é o trabalho que desenvolvemos em 2021: um mapeamento exploratório na região Metropolitana de Campinas – SP. Neste trabalho, identificamos os potenciais grupos de interesse locais, associações e outros stakeholders presentes na região que dialogam com o tema e fomos ouvi-los. A partir de entrevistas com cooperativas, catadores avulsos, profissionais que se dedicam ao tema, instituições acadêmicas, associações, ONGs e poder público, analisamos as informações e identificamos as principais questões associadas à coleta seletiva dos resíduos sólidos, o papel de cada agente no processo e conseguimos fornecer diretrizes para a elaboração de um Plano de Engajamento com esses Stakeholders.

Enfim, a partir da presença e da escuta, foi possível embasar um trabalho muito maior e técnico para a possível construção de uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos na região. Pois é isso: são as pessoas que fazem os processos acontecerem, e na gestão dos resíduos sólidos não é diferente.

Hoje então, nossa homenagem a todos que se dedicam à gestão dos resíduos sólidos e formas de minimizar os nossos impactos aqui no planeta. E nossa atenção a todos que planejam novos processos, sejam eles ambientais ou industriais: que comecem ouvindo quem o faz acontecer!

Precisando de ajuda para essa escuta e presença, chama a Arkhê!

Posts relacionados

Licenciamento ambiental: entenda a importância e passo a passo

Licenciamento ambiental: entenda a importância e passo a passo

Entre as nossas soluções, está em colaborar com empreendimentos no processo de licenciamento ambiental, processo fundamental para garantir que as atividades da empresa estejam de acordo com a legislação ambiental. Mais do que um processo burocrático e administrativo, ele assegura o bom funcionamento do empreendimento aonde ele irá se instalar e a qualidade de vida […]

ler mais
Programa de capacitação de fornecedores locais: de decisões e estratégias a cases de sucesso

Programa de capacitação de fornecedores locais: de decisões e estratégias a cases de sucesso

Quando um empreendimento chega em uma comunidade, na cartela de programas previstos no licenciamento ambiental, geralmente, está o Programa de Capacitação de Fornecedores Locais. Essa é uma ação importante, que contribui (ou pode contribuir) muito no desenvolvimento local, e também pode colaborar na própria cadeia e custos de insumos e serviços do empreendimento, além, é claro, de ser uma grande ação de sustentabilidade — quando realizada corretamente!

ler mais
Dia do Pescador: cultura, tradição e conservação

Dia do Pescador: cultura, tradição e conservação

Mais do que alimento, mais do que geração de renda, mais do que lazer ou qualquer outro sinônimo que a pesca possa ter, enaltecemos aqui as palavras cultura, tradição e conservação. Dia 29 de junho é comemorado o Dia do Pescador, e por aqui nos sentimos honrados e...

ler mais