Mais do que alimento, mais do que geração de renda, mais do que lazer ou qualquer outro sinônimo que a pesca possa ter, enaltecemos aqui as palavras cultura, tradição e conservação.
Dia 29 de junho é comemorado o Dia do Pescador, e por aqui nos sentimos honrados e felizes pela oportunidade de trabalhar, há mais de uma década, com trabalhadores e trabalhadoras da pesca que tanto nos ensinam.
Como a diversidade de nosso país, também é a diversidade da pesca tradicional brasileira: fatores sociais, econômicos e ambientais de cada região tornam a prática única e especial em cada localidade em que é realizada, e isso é preciso ser levado em conta em qualquer projeto ou trabalho realizado. Afinal, quando falamos em pesca, mais do que uma atividade, falamos em pessoas.
No litoral norte de Santa Catarina, por exemplo, onde realizamos o Programa de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP), as peculiaridades são únicas e trabalhadas na sua essência.
Ao longo dos anos, diferentes metodologias foram desenhadas e implementadas a fim de minimizar os conflitos existentes e equilibrar os desejos do empreendedor, dos trabalhadores e trabalhadoras da pesca, e das exigências do órgão ambiental fiscalizador. Os resultados estão sendo positivos para todos os envolvidos. Aos protagonistas do Programa, há reforço na geração de renda, novas possibilidades de mercado, aprimoramento de técnicas e conhecimento e, principalmente, valorização da pesca artesanal. Junto a isso, o Programa recebeu duas certificações: uma em 2023, pelo ENGEMA – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e outra em 2019 pelo IBAMA, órgão fiscalizador do empreendimento, como case referência de projetos com população pesqueira artesanal no Fórum Expositor de Programas Socioambientais no Licenciamento Ambiental Federal.
Resultados demonstram a boa direção do trabalho e o comprometimento de todos os envolvidos. Assim, mais do que nunca, o nosso agradecimento a todos os pescadores e pescadoras que acreditam no nosso trabalho e, juntos, fazem as novas possibilidades e oportunidades acontecerem.Quer saber mais sobre o Programa realizado? Clique aqui.