Estaremos no XXV ENGEMA – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente

9 de novembro de 2023

De 29 de novembro a 1 de dezembro acontece a 25ª edição do ENGEMA e estaremos presentes com a apresentação do trabalho “A compensação socioambiental de impacto de grandes obras: o desafio da mobilização dos trabalhadores(as) da pesca e sua inserção no desenvolvimento de Itapoá, SC”.

O trabalho trata da nossa atuação em um dos projetos desenvolvidos no município de Itapoá – SC: sobre uma metodologia adotada na compensação da perda de território pesqueiro em função da instalação do Porto Itapoá, SC, possibilitando a manutenção do modo vida ligado ao mar e à pesca artesanal. 

No trabalho, apontamos que a prática do diálogo reduziu os atritos e contribuiu para a formação de capacidades e habilidades junto ao poder público local e população impactada. As negociações encaminharam para a criação de grupos de afinidade, ou de familiares, e os bens a receber do projeto deveriam guardar uma relação com o modo de vida pré-existente dos trabalhadores e trabalhadoras da pesca. Explicamos sobre o monitoramento que ocorre com o público participante e que, agora, as ações orientam para uma feira de economia solidária para apoiar a comercialização e agregação de valor da produção pesqueira e o turismo.

O trabalho é de autoria de Osvaldo Aly Junior, Raimundo Carvalho Palmeira Junior, Marcilaine Borges Krasnieviz e Cláudia Grecco Wanderley Machado, todos fazem parte da equipe do programa citado.

ENGEMA é uma iniciativa da FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo com o apoio da FIA – Fundação Instituto de Administração. É um evento acadêmico realizado anualmente para propiciar o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do Exterior. Nesta edição foram mais de 745 trabalhos submetidos!

Assim que a programação for divulgada, trazemos aqui para você nos acompanhar neste evento!

Posts relacionados

Segurança hídrica do começo ao fim

Segurança hídrica do começo ao fim

Que o cenário na segurança hídrica é bastante desafiador, a gente já mostrou na matéria “A água nos une, o clima nos move”, e o nosso olhar deve ser sistêmico, primeiro post da nossa série sobre a água." Mas olha que ele fica ainda mais sério quando lembramos que água...

ler mais