Desenvolvimento comunitário: autonomia em gestão de projetos sociais e captação de recursos

Fórum de Negociação entre Empreendedor e as lideranças formais e locais de três comunidades da Área de Influência Direta do empreendimento – Projeto Ampliar

Muitas vezes os projetos são adaptados ao longo do percurso por anseios da própria comunidade, e esse é um bom exemplo.

Para cumprir uma condicionante de licenciamento ambiental, um dos nossos clientes precisou criar um Fórum de Negociação com os pescadores da área de influência direta do empreendimento. O objetivo era discutir com o público-alvo projetos coletivos voltados para pesca artesanal; e então nasceu o Fórum da Pesca. Entretanto, os trabalhadores da pesca, organizados como tal, não aderiram ao fórum.

O projeto não acabou, mas ganhou outros caminhos, ampliou sua atuação e atendeu, de forma indireta, o público de pescadores também: a comunidade se apropriou do espaço e trocou seu nome para Ampliar.

Desde então, o Projeto Ampliar tornou-se um espaço de diálogo para discutir, elaborar, selecionar e desenvolver projetos comunitários ligados aos temas de geração de renda, pesca e agricultura, comunicação e cultura, tráfego, esporte e lazer e meio ambiente.

Esta é uma iniciativa que busca autonomia comunitária nos processos, ou seja, permitir que os moradores criem e gerenciem seus próprios projetos comunitários em prol do desenvolvimento de suas comunidades.

O Ampliar recebeu algumas premiações:

2018 – Prêmio Empresa Cidadã – ADVB – Categoria Comunidade – Case: Ampliar;

2018 – Prêmio Ser Humano ABRH/SC – Categoria Sustentabilidade – Case: Ampliar; e

2019 – Navis 2019 Inspire Awards – Empresa e comunidade – Case: Ampliar.

Em novembro de 2019, o projeto Ampliar recebeu certificação do IBAMA como case referência de projeto com população pesqueira artesanal no Fórum Expositor de Programas Socioambientais no Licenciamento Ambiental Federal.

2023 – Prêmio ESG Portuário, realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – melhor projeto social desenvolvido pelo setor portuário.