Jogos educativos: uma forma diferente de comunicar e sensibilizar

12 de abril de 2024

Quantas vezes você já aprendeu brincando? E quantas vezes já ensinou, repassou uma mensagem ou sensibilizou através de dinâmicas, seja uma brincadeira ou um jogo? Já pensou nessa possibilidade? A nossa equipe já!

Uma das nossas expertises é a comunicação social, não apenas como informação, mas como estratégia, educação ambiental e mobilização! E foi aí que nasceram jogos educativos: uma ferramenta para tratar temas importantes para os públicos-alvo de forma educativa e dinâmica.

A proposta nasceu em 2022, quando o Porto Itapoá, um dos nossos clientes precisava dinamizar o acesso a informação de dois programas ambientais para alunos das escolas municipais, da Área de Influência Direta: o trânsito e a pesca. “O desenvolvimento de jogos personalizados nasceu como uma ferramenta educativa interdisciplinar, criado exclusivamente para os temas e na realidade das crianças e ambiente em que vivem”, explica Augusta Fehrmann Gern, jornalista e desenvolvedora dos jogos.

Na ocasião, a partir de reuniões com os públicos e pesquisas sobre os temas, foram criados então dois jogos. Com o tema trânsito, o jogo “Pare, olhe e jogue”, foi um jogo de tabuleiro de chão de 3x4m, desenvolvido para crianças dos anos iniciais (1º ao 5º ano). Com perguntas e respostas sobre sinalização, segurança e respeito ao meio ambiente, a dinâmica foi criada para a criança ir respondendo e caminhando pelo tabuleiro, trazendo referências visuais e informativas sobre a comunidade em que estão inseridos. Sobre o tema pesca, o jogo “HORA DA PESCA: Uma forma divertida de aprender sobre a pesca artesanal”, foi desenvolvido para crianças e adolescentes dos anos finais (6º ao 9º ano), com 100 perguntas e respostas sobre a pesca artesanal local, com informações e curiosidades. A proposta foi desenvolver um jogo interdisciplinar para ser usado em diferentes disciplinas e com motivação ao orgulho e respeito à prática tradicional na comunidade.

O resultado não poderia ser diferente: jogos aprovados pelas crianças, ambiente escolar e cliente. Afinal, mais do que uma forma de repassar a informação, o uso do jogo para comunicar e sensibilizar temas importantes dentro de uma empresa, independentemente do público em que é empregado, visa reflexão, busca fazer a pessoa se colocar naquele espaço, imaginar, pensar no mundo, trocar pontos de vista com outras perspectivas e se relacionar com os demais. Além disso, a proposta está em linha com uma das práticas sociais de inovação do ESG.

Os jogos podem ser aplicados em diferentes temas e momentos, o diferencial, neste caso, é a sua personalização. A partir da necessidade de cada cliente, são realizados estudos e criada uma metodologia própria para sua aplicação, tornando-o uma ferramenta própria e exclusiva diante das necessidades e desafios do empreendedor.

Em 2023, em um trabalho paralelo, integrantes da nossa equipe também desenvolveram outro jogo de trânsito, mas para o público interno da empresa: seus colaboradores. A proposta nasceu como forma de dinamizar práticas realizadas em treinamentos de saúde e segurança e também trouxe resultados muito positivos. O trabalho, mais do que uma ferramenta de trabalho específica da empresa, possibilitou maior apropriação e reconhecimento por parte dos jogadores e, mais, aproximou o conhecimento recebido do dia a dia dos participantes, facilitando sua aplicabilidade posterior.

“A opção dos jogos nasce como uma forma de colocar o participante na situação necessária para a reflexão e a fazer agir sobre aquilo, é uma forma de desafiar seus pensamentos e condutas no dia a dia. Além, claro, de propiciar momentos de interação e leveza entre os participantes”, explica Augusta.

Bacana, não é mesmo? Se você também quer inovar na forma de comunicar e sensibilizar, entre em contato com a gente!

Posts relacionados

Segurança hídrica do começo ao fim

Segurança hídrica do começo ao fim

Que o cenário na segurança hídrica é bastante desafiador, a gente já mostrou na matéria “A água nos une, o clima nos move”, e o nosso olhar deve ser sistêmico, primeiro post da nossa série sobre a água." Mas olha que ele fica ainda mais sério quando lembramos que água...

ler mais