PARA ALÉM DOS MUROS DA EMPRESA

25 de julho de 2023

Você já se perguntou qual a relação entre a sua empresa e o desenvolvimento local? Já se deu conta que ele vai muito além da criação de empregos e postos de trabalho? Por exemplo, muitas empresas não percebem que a compensação ambiental pode ter um resultado muito positivo para o desenvolvimento do seu território.

Muitas vezes, municípios pequenos têm dificuldades de elaborar um estudo socioeconômico, e sua empresa, em função dos compromissos sociais ou ambientais com este território, tem como contribuir com esse estudo. Qual a importância disso?

Você já pensou em como uma compensação ambiental ou um estudo socioeconômico compartilhado com a municipalidade onde você está pode contribuir para além dos seus muros ou área de atuação, mas também para a cidade? E qual a importância e benefícios disso?

São tantas perguntas, não é mesmo?! Mas a gente te explica!

Firmar parcerias e dar subsídios, informação e conhecimento para outros atores do território pode ser uma contribuição de grande valia, o crescimento é a materialização na prática da responsabilidade social. As regras são simples: tudo fica melhor quando todos saem ganhando, conhecimento bom é conhecimento compartilhado, ainda mais quando auxilia a empreender um caminho planejado. Além disso, quando o discurso e entendimento são os mesmos, os resultados tendem a ser mais positivos, geram sinergias. E são as sinergias e as parcerias (criação e atuação em redes) que promovem o desenvolvimento.

Na Arkhê, essas regras são mais do que estratégia, são valor, afinal, fazem parte das relações sustentáveis!

Para ficar mais claro, apresentamos dois casos realizados recentemente em Itapoá-SC, com o nosso cliente Porto Itapoá.

Em 2022, fomos contratados para realizar um estudo correlacionando os impactos advindos da ampliação do Porto Itapoá e o uso dos equipamentos urbanos do município de Itapoá. O estudo tinha como objetivos: aprofundar as análises qualitativas sobre os dados coletados nas secretarias municipais de Itapoá e demais fontes secundárias (especialmente o IBGE), acerca dos temas de saúde, educação e assistência social; propiciar uma análise integrada com os números da ampliação do Porto Itapoá para avaliar eventuais interferências ou impactos sobre os estabelecimentos públicos e propor ações junto ao poder público local que contribuam para um desenvolvimento sustentável do município de Itapoá.

O resultado foi um diagnóstico entregue ao Poder Público sobre o atual cenário da cidade e um histórico, possibilitando uma visão ampla de como o município chegou aos 34 anos de emancipação política em pleno desenvolvimento. Alguns resultados podem ser observados na matéria da imprensa local, que entrevistou Osvaldo Aly Junior, membro do nosso time, responsável pelo estudo. Diagnósticos como este, permitem dimensionar os reais impactos do empreendimento na localidade e dar subsídios para o poder público melhorar sua gestão.

Outro exemplo prático e da mesma localidade e cliente é a parceria firmada com a prefeitura municipal de Itapoá para a realização de um programa de economia social solidária. Mais do que envolver a área de influência direta do empreendimento, a parceria tem possibilitado que agentes municipais participem das vivências e experiências, como intercâmbios de conhecimento de experiências em desenvolvimento em outros municípios. Ações simples como essas que se dão a partir de exemplos da realidade contribuem, claro, para a formação  profissional e pessoal, e o bom andamento do programa, mas, principalmente para a longevidade e multiplicação do conhecimento e ideias.

Neste caso, no mês de junho houve um intercâmbio de conhecimentos e experiências com o município de Peruíbe-SP, onde o prefeito de Itapoá também participou e vislumbrou possibilidades para a cidade. Mais do que compensação, um ganho para expertise de agentes públicos e, consequentemente, ganhos para toda a população que podem se beneficiar com novas ações na área.

Nas fotos, as equipes da Arkhê, Porto Itapoá e Prefeitura Municipal de Itapoá.

Interessante, né? Não é preciso muito para conectar pessoas, vivências e experiências e, de quebra, garantir bons resultados, para além dos muros da empresa.

Venha bater um papo com a gente!

Posts relacionados

Segurança hídrica do começo ao fim

Segurança hídrica do começo ao fim

Que o cenário na segurança hídrica é bastante desafiador, a gente já mostrou na matéria “A água nos une, o clima nos move”, e o nosso olhar deve ser sistêmico, primeiro post da nossa série sobre a água." Mas olha que ele fica ainda mais sério quando lembramos que água...

ler mais